Cachoeira do Cantinho e Paredes

Duas cachoeiras próximas, singulares em suas formações. Não impressionam pela altura, mas pela serenidade, grande volume de água e isolamento. Os vales dos rios Cachoeirinha e Buritizinho, contribuintes do Rio Tocantinzinho, quase no limite com Niquelândia, são reserva de preservação da natureza do cerrado em um planalto com várias fazendas de cultivo extensivo.
Cantinho e Paredes são experiências de imersão na natureza original do cerrado. Os longos trechos de terra e de asfalto a partir de Alto Paraíso, afastam o grande público. Não raro, o seu grupo vai ter uma experiência exclusiva de ecoturismo.
Atualmente, os atrativos não estão sendo explorados comercialmente, mas o acesso não está impedido. A recepção está fechada e não há funcionários. A trilha não está batida e a sinalização se deteriorou. Os arquivos para download levam até a sede da fazenda vizinha. De lá, há ainda uma porteira, um colchete e um trecho de estrada até o início da trilha.
A primeira atração é a robusta Cachoeira do Cantinho. Uma queda de 30 metros, um paredão de rochas negras e um poço profundo de águas verdes e agitadas. O banho é aconselhado apenas para pessoas experientes. As grandes pedras podem ser escorregadias.
Mais um trecho de trilha, próximo ao encontro com o Rio Buritizinho, está a elegante Cachoeira Paredes. O volume de água e a queda são menores. Paredes cativa pela tranquilidade. A queda de água em degraus de pedra termina em um poço tranquilo e propício ao banho. Esse é um dos destinos menos tocados da Chapada dos Veadeiros.
ficha técnica
Confira abaixo os detalhes logísticos, valores e o mapa para planejar sua visita à Cachoeira do Cantinho:








