Cachoeira do Label

Cachoeira do Label em São João d'Aliança, a maior cachoeira da chapada

Conhecida como a maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros. São majestosos 187 metros de queda do Rio Extrema pela borda Leste da Serra do Paranã.

A Cachoeira do Label é a segunda maior cachoeira do Centro-Oeste, impressiona pela magnetude dos paredões de pedra e pela vegetação abundante.
Devido ao tamanho do sítio, é impossível registrar o conjunto em imagens. É uma experiência única de ecoturismo em meio a natureza intocada.

A visitação foi aberta nos anos 90, quando a Label passou a integrar o inventário de cachoeiras e atrações da Chapada dos Veadeiros. Manteve-se com acesso precário e difícil durante muito tempo. Ao longo de anos, a estrada e a trilha foram estruturadas e, atualmente, é um dos atrativos com percurso menos exigente da região.

A trilha de 1800m, com 70m de desnível, margeia o rio por entre vegetação abundande, com 5 pontos de banho.

O fim da trilha, pelo leito do rio, gera uma sucessão de paisagens deslumbrantes, a medida em que a gigante vai sendo visualizada aos poucos, a cada avanço no percurso. 

O poço é largo, raso nas bordas e profundo próximo à queda. A água é gelada!

Se organize para chegar cedo para pegar o Sol em frente à queda, pois as cores da água e da vegetação ficam mais vibrantes.

Dica de O Portal da Chapada: evite chegar após as 13h00, em especial no inverno, para aproveitar toda a trilha e retornar com segurança ainda com a luz do sol.

ficha técnica

Confira abaixo os detalhes logísticos, valores e o mapa para planejar sua visita à Cachoeira do Label:

Asfalto estrada para a Label começa dentro de São João d’Aliança. Não há trecho por rodovia.

Terra Saindo a Leste da cidade, são 26 km por estradas rurais bem conservadas, trafegáveis por qualquer tipo de veículo que não tenha um perfil baixo. Não há sinalização durante o trajeto, apenas duas ou três placas já próximas à entrada. Há trechos com desníveis acentuados que requerem atenção ao motorista e freios em bom estado. No retorno, os trechos de subida podem exigir bastante do motor. No meio do trajeto, na cumeeira da serra, é possível avistar a barragem do Paranã, a Nordeste.

Trilha depois de registrar a entrada na sede, a trilha autoguiada segue o Rio Extrema por 1.800m. São menos de 70m de desnível ascendente na ida. Grande parte, segue pela sombra da mata de galeria. Ao longo da trilha, há 5 entroncamentos que levam a poços de banho com água calma e não tão gelada (como no poço principal). Nos últimos 300 metros, a trilha segue pelo leito do rio. Não fica mais difícil, mas requer atenção ao atravessar as pedras que podem estar soltas ou escorregadias. Molhar os pés é praticamente inevitável. Ao longo da trilha, há trechos que pedem concentração: passagens estreitas ladeadas por encostas íngremes, pinguelas e apoio por cordas.

Dificuldade no padrão chapada, considerada nível fácil, com trechos que pedem atenção.

Condução O estabelecimento não exige acompanhamento de guias.

Taxa de entrada R$ 50,00 (julho de 2025).

A recepção conta com Wi-Fi, santiários e pequena lanchonete.

A Label disponibiliza área de camping completa, com platôs individuais sombreados para barracas, banheiros com água quente, cozinha equipada, tomadas e um poço para banho a menos de 50 metros.​

Nós recomendamos o app Maps.me. É leve, roda offline e economiza bateria.

[baixe o tracklog da trilha aqui]

Após baixar o arquivo, basta abri-lo para visualizar a trilha na tela do celular ou GPS de mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *