Complexo Macacão

cachoeira da escadaria no complexo macacão

Complexo Macacão é complexo. É distante, isolado, só se chega em carro traçado ou moto, exige guia, reserva e pagamento antecipado. Canseira? Não, prefiro recompensador. O trajeto por terra é majestoso e desafiador, com formações rochosas monumentais, vegetação exuberante, natureza preservada, fauna nativa e atmosfera imersiva. A trilha, em boa parte, é pelo leito do Rio Macacão e pode ser percorrida em parte, ou até o último atrativo.

Macacão é obrigatório se você quer entender o que é o ecoturismo na Chapada dos Veadeiros. É uma visitação de um dia inteiro, ou dois, se quiser até o limite acessível do Rio Macacão.

A estrada de acesso chega à Aldeia Macaco, uma hospedagem singular e autoral, sede da RPPN Macacos, construída e gerenciada pelo entusiasta da natureza e viajante do tempo, senhor Vitor.

A trilha é ladeira abaixo, inicialmente, 500 metros pela mata, até alcançar o rio. À esquerda, algumas dezenas de metros, há duas pequenas quedas com uma ótimas piscinas naturais para banho, pouco conhecidas como Clubinho 1 e Clubinho 2. À direita, o primeiro atrativo classificado: Cachoeira da Escadaria. A descida até o poço exige técnica, preparo e baixos níveis de vazão do rio.

Com mais algumas dezenas de metros em trilha fácil, está o cabeceira da Cachoeira Catedral. No topo da calha do rio, há um paredão de pedra encimado por uma formação rochosa com o perfil de um macaco sentado, de costas para o vale abaixo. Uma primeira queda de aproximadamente 12 metros, em degraus de pedras acobreadas, termina em um poço profundo e calmo, com “borda infinita” para a segunda queda.

O próximo trecho tem nível exigente e requer tempo e preparo físico. Para chegar ao poço da segunda queda, 85 metros abaixo, a trilha é bem íngreme, pela encosta do paredão. A recompensa é indescritível. Esse ponto da trilha é pouco visitado e praticamente intocado. Poucos chegam aqui.​​​

Complexo Macacão ainda não acabou. Mais adiante está a Cachoeira do Elo Perdido, mais recentemente rebatizada de Cachoeira Quartzo, com registros de Cachoeira Nova Zelândia, com acesso nível canionismo e, a Terceira Queda, por vara mato. Para seguir, é necessário técnica e equipamentos. Esse trecho depende de autorização da Aldeia Macaco e condução guia credenciado. Se poucos chegam até o poço da Catedral, imagine quão desconhecidos são os trechos mais abaixo. Elo Perdido e a Terceira Queda não são atrativos catalogados.

No canal do Victor Reis, no You Tube, há um vídeo incrível, gravado por drone de todo o complexo:

ficha técnica

Confira abaixo os detalhes logísticos, valores e o mapa para planejar sua visita ao Complexo Macacão:

Asfalto são 55 Km em sentido Norte pela GO-118. Uma pequena placa indica “Cachoeiras Macaquinhos” à direita. Macaquinhos é outro complexo de cachoeiras com acesso pela mesma estrada.

Terra agora são 58 km de estrada rural que começa tranquila, fica mais pesada no meio e termina acessível apenas para veículos altos, com pneus off-road, de preferência traçados. Faltando 10 Km, é possível avistar a Cachoeira Coca-Cola, uma série de quedas d’água e platôs descendo por uma encosta da Serra do Paranã. Após descer até o vale, cruze o Rio Coca-Cola por uma laje de pedra e concreto. O Rio Coca-Cola, poucas dezenas de metros à frente, deságua no Rio Macacão. Com mais 7 Km, está a sede da Aldeia Macaco. É obrigatório o preenchimento de um termo de responsabilidade. Mais 3 Km, a estrada acaba em um pequeno estacionamento.

Pontos de apoio na altura do Km 117, na barreira eletrônica, no Povoado de Santiago, está a tradicional Lanchonete Portugal e um pequeno mercado. No trecho de terra não há pontos de apoio.  

Trilha até o poço da segunda queda da Cachoeira Macacão, são pouco mais de 2,5 Km, com 150m de desnível. 

Dificuldade do estacionamento até a cabeceira da primeira queda da Macacão, a trilha é fácil na ida e moderada na volta. Para seguir adiante, o nível é moderado na descida e exigente na subida. Ir até o poço da Elo Perdido, o nível é canionismo e exige preparação física e técnica. 

Condução a propriedade exige a condução por um guia credenciado. É necessário contatar o guia até a véspera da visitação para agendar a entrada e adiantar o pagamento.

Taxa de entrada R$ 50,00 (julho de 2025).

Na Aldeia Macaco há sanitários, água, Wi-Fi e é possível encomendar refeição vegetariana para depois da trilha. ​

Nós recomendamos o app Maps.me. É leve, roda offline e economiza bateria.

[baixe o tracklog da trilha aqui]

Após baixar o arquivo, basta abri-lo para visualizar a trilha na tela do celular ou GPS de mão.

contato instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *