Complexo Macaquinhos

Cachoeira do Encontro, no complexo Macaquinhos, em São João d'Aliança

Localizado na RPPN Santuário das Pedras, é um atrativo popular da Chapada dos Veadeiros, com estrutura completa e 10 pontos de parada e banho ao longo de 2,5 Km do Rio Macaquinho, sendo parte adequada a crianças*. Por esses motivos, aliado à proximidade de Alto Paraíso, é um ponto turístico com muitos frequentadores. Ao longo da trilha, a beleza do vale é encantadora. Cachoeirinhas, cachoeironas, piscinas naturais, paredões, mirantes e vegetação preservada. É uma visitação de um dia inteiro.​​

A partir da recepção, a trilha autoguiada e bem sinalizada passa pelo Banho dos Macacos, Poço Sereno, Cachoeira da Luna e a Cachoeira da Pedra Furada, com uma queda mais elevada e acidentada. Nesse ponto a trilha se afasta do leito do rio e sobe pelo início do cânion. Um pouco adiante, em uma bifurcação, há uma trilha bem íngreme que leva à Cachoeira do Banho Pelado, uma pequena queda, com um bom poço para banho que não pode ser visualizado por nenhum ponto da trilha, reservado aos que se interessem em interagir com os elementos da natureza como vieram ao mundo.

De volta à trilha principal, o percurso cruza um afluente por uma passarela metálica em direção ao belíssimo Poço do Jaracussú. Na sequência, o Poço do Jump, com uma plataforma de pedra que permite se jogar no rio a 10 metros abaixo. Seguindo a trilha, a serena Cachoeira da Luz, o melhor poço para banho.

Mais adiante, com mais alguns minutos de caminhada, a Cachoeira Macaquinhos (antiga Cachoeira da Caverna), a principal atração do complexo e tida por muitos como uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Com 65 metros de queda, um poço largo e profundo, ladeado por um paredão de pedra com uma fenda em forma de boca de caverna.

A última parada, ladeira abaixo, está a inusitada Cachoeira do Encontro. Por obra da natureza na Chapada dos Veadeiros, é uma queda d’água de aproximadamente 50 metros, formada, precisamente, no encontro dos rios Macaquinho e Fundão. A trilha acaba aqui. O rio segue até sumir na enorme fenda da Cachoeira do Dragão. ​​​​​​​​​​

*Lógico que crianças que saibam nadar ou equipadas com flutuadores e supervisionadas. Com crianças, provavelmente, só até a metade da trilha e, de preferência, em um carro que permita chegar até a recepção.

ficha técnica

Confira abaixo os detalhes logísticos, valores e o mapa para planejar sua visita ao Complexo Macacão:

Asfalto são 55 Km em sentido Norte pela GO-118. Uma pequena placa indica “Cachoeiras Macaquinhos” à direita. Macaquinhos é outro complexo de cachoeiras com acesso pela mesma estrada.

Terra agora são 58 km de estrada rural que começa tranquila, fica mais pesada no meio e termina acessível apenas para veículos altos, com pneus off-road, de preferência traçados. Faltando 10 Km, é possível avistar a Cachoeira Coca-Cola, uma série de quedas d’água e platôs descendo por uma encosta da Serra do Paranã. Após descer até o vale, cruze o Rio Coca-Cola por uma laje de pedra e concreto. O Rio Coca-Cola, poucas dezenas de metros à frente, deságua no Rio Macacão. Com mais 7 Km, está a sede da Aldeia Macaco. É obrigatório o preenchimento de um termo de responsabilidade. Mais 3 Km, a estrada acaba em um pequeno estacionamento.

Pontos de apoio na altura do Km 117, na barreira eletrônica, no Povoado de Santiago, está a tradicional Lanchonete Portugal e um pequeno mercado. No trecho de terra não há pontos de apoio.  

Trilha até o poço da segunda queda da Cachoeira Macacão, são pouco mais de 2,5 Km, com 150m de desnível. 

Dificuldade do estacionamento até a cabeceira da primeira queda da Macacão, a trilha é fácil na ida e moderada na volta. Para seguir adiante, o nível é moderado na descida e exigente na subida. Ir até o poço da Elo Perdido, o nível é canionismo e exige preparação física e técnica. 

Condução a propriedade exige a condução por um guia credenciado. É necessário contatar o guia até a véspera da visitação para agendar a entrada e adiantar o pagamento.

Taxa de entrada R$ 50,00 (julho de 2025).

Na Aldeia Macaco há sanitários, água, Wi-Fi e é possível encomendar refeição vegetariana para depois da trilha. ​

Nós recomendamos o app Maps.me. É leve, roda offline e economiza bateria.

[baixe o tracklog da trilha aqui]

Após baixar o arquivo, basta abri-lo para visualizar a trilha na tela do celular ou GPS de mão.

contato instagram

Explore mais O Portal da Chapada

Gostou deste destino? Descubra as melhores coisas para fazer em São João d’Aliança em nosso guia especializado. Reunimos roteiros imperdíveis, dicas de segurança e as melhores opções de hospedagem e alimentação.

acesse o Guia de São João d’Aliança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *