São João d’Aliança

Descubra São João d’Aliança, o Portal da Chapada dos Veadeiros, cidade com a maior diversidade de cachoeiras, trilhas, cânions e corredeiras do Planalto Central.

Aqui, a natureza intocada oferece paisagens incríveis, aventura, ecoturismo e muita tranquilidade.

leia mais no blog…

atrativos naturais e ecoturismo

Relação atualizada de trilhas, cachoerias, cânios e atividades na região. O guia mais completo sobre O que Fazer em São João d’Aliança? Com fichas técnicas, imagens e tracklogs.

Cachoeira do Cantinho, em São João d'Aliança
rafting rio das brancas em são joão d'aliança

quando ir

O clima no Centro-Oeste é caracterizado por duas estações bem definidas: verão com temperaturas altas e muita chuva; e inverno seco,  com temperaturas não tão altas de dia e mais amenas de noite. A chuva inicia em meados de outubro e vai até meados de março. De maio a setembro é seco. Seco é seco, mesmo. ​​

São os meses ideais para aproveitar todas as trilhas, cachoeiras e cânion. Todos os rios estão com bom volume de água, propícios ao banho e sem risco de trombas d’água. Nessa época todos os atrativos estão abertos. 

​Entre junho e outubro, o clima fica bem mais seco e o volume de água dos rios baixa bastante. A mudança de cenário é nítida.

Embora a vegetação tenda a ficar seca e focos de incêndio se multipliquem, é a época de floração da maioria das árvores caducifólias e, na sequência, o surgimento de novas folhas em um mosaico de cores incríveis.

Todas as cachoeiras continuam abertas, mas alguns cursos intermitentes, como o córrego Coca-Cola, secam completamente.

Nessa época, o volume de água dos rios está no máximo. Alguns atrativos que possuem confinamento em cânions são fechados por segurança, como a Bocaina do Farias e a Cachoeira do Dragão. Os que permanecem abertos passam a ter um turismo contemplativo, pois, em muitos casos, entrar na água não é aconselhável. 


A chuva torna algumas estradas rurais acessíveis apenas por veículos 4×4 e pneus A/T. Normalmente chove no fim de uma tarde quente e de céu azul. Mas pode chover pela manhã, no início da tarde, o dia todo, ou por 2 a 3 dias.

guias nativos

Guias locais criados na região, descendentes de famílias tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

Conhecemos todas as trilhas, fazendas e cachoeiras de São João e arredores — conduzimos com segurança, histórias e amor pelo Berço das Águas de Goiás.

guia poliana bertelli

Sou Poliana Bertelli, condutora de visitação na Chapada dos Veadeiros. Guio trilhas e experiências há mais de quatro anos, mas minha conexão com essa terra…

guia guta maia

Sou Guta Maia, condutor de visitantes credenciado desde 2019, nascido e criado na zona rural de Alto Paraíso de Goiás, no coração da Chapada dos…

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o internacional Juscelino Kubitschek, em Brasíilia.

De carro, vindo do Centro Oeste, Sul e Sudeste, a partir da capital são 155Km por rodovias bem conservadas: BR-020 depois GO-118.

De carro, vindo do Norte e Nordeste, a entrada em Goiás é por Campos Belos, de lá cortar toda a Chapada dos Veadeiros pela GO-118, uma das estradas mais bonitas do Brasil.

Por que fazer base em SJA?

SJA abriga um dos mais generos catálogos de atrativos naturais e atividades ao ar livre do Brasil Central. Em um destino ainda fora de rota, o seu grupo, provavelmente, encontrará uma cachoeira exclusiva durante a visita.

A estrutura está em desenvolvimento, mas a cidade não vai decepcionar. Há pousadas familiares, opções de Airbnb, restaurantes temáticos, sanduicheiras, bares, comércio diversificado, guias credenciados e preços acessíveis.

Além disso, permite acesso fácil aos atrativos das cidades vizinhas, é segura, tranquila, silenciosa e acolhedora.

Site oficial: saojoaodalianca.go.gov.br